APAIXONADO PELA CULTURA BAIANA E SUAS HISTÓRIAS, MESCLADA DE TEORIAS SOBRE O QUE É REAL E SOBRENATURAL, CARYBÉ, ANTES DE MORRER, DEIXOU O SEU CONTRIBUTO, COM ESTAS ESCULTURAS MARAVILHOSAS,QUE MAIS PARECEM TER SAÍDO DE UM SONHO IMAGINÁRIO...ENTIDADES QUE REPRESENTAM TODOS OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA: ÁGUA, TERRA, FOGO E AR; DISTINTOS EM SUAS FORMAS VISÍVEIS, ENIGMÁTICOS NAS FORMAS INVISÍVEIS, MAS, CAPAZES DE MUDAR O CURSO DE NOSSAS VIDAS,COM SUAS FORÇAS CRIATIVAS E AUTO-DESTRUTIVAS! ESSAS ESCULTURAS PARECE QUE ESTÃO FLUTUANDO SOBRE AS ÁGUAS DO TORORÓ...VALE A PENA CONTEMPLAR ESTA BELEZA.
EXÚ --> O mensageiro, o ponto de contato entre os orixás e os seres humanos;
OXALÁ --> O senhor da força, o senhor do poder e da vida;
IEMANJÁ --> A rainha dos peixes das águas salgadas;
IANSÃ --> Os ventos, chuvas fortes e relâmpagos;
XANGÔ --> A força do trovão e o fogo provocado pelos relâmpagos quando ( diz uma lenda que "sem Iansã, Xangô não faz fogo...) chegam à terra;
OGUM ou OGUN --> Senhor dos caminhos; o desbravador dos caminhos; o senhor do ferro;
OXOSSI --> O Orixá Odé, o Orixá caçador, senhor da fartura à mesa, senhor da caça;
OSSÃE --> O Orixá das folhas e, sem folhas, nada é possível na Umbanda e no Candomblé, o dono, preservador das matas e florestas, das folhas medicinais, das ervas de culto;
OBÁ --> O guerreiro, a força da liberdade;
NANÃ --> Senhora do lodo, das águas lodosas entre o rio e o mar, fonte vida e também senhora da morte;
OBALUAYE --> "O dono da Terra, o Senhor da Terra", o Orixá das doenças, senhor dos mortos (pois conta uma lenda que Obaluayê, foi o único Orixá que dominou a morte, Iku);
OXUMARÉ --> É o Orixá do Arco-Íris, um dos pontos de ligação entre o Ayê (a Terra) e o Orun (o Céu), também representa a fartura, o bem estar.
"A cada Orixá está associada uma personalidade e um comportamento diante do mundo e com seus filhos, os quais, são seus protegidos e uma parte das emanações do próprio Orixá, presentes no Orí ou Camatuê (Cabeça) desses filhos.
Orixá, dentro do culto Umbandista (de uma maneira geral) não são incorporados (não se incorpora o fogo de Xangô, os ventos de Iansã, as águas doces de Oxum ...). O que se vê dentro dos vários terreiros, centros, tendas etc, são os Falangeiros dos Orixás (ou também conhecidos como encantados); ou seja, Espíritos (não reencarnacionais) de grande força espiritual (de grande Luz, como alguns gostam de falar) que trabalham sob as Ordens de um determinado Orixá.
Os Falangeiros são os representantes dos Orixás, e, em muitos casos, a essência dos próprios Orixas manifestada nos médiuns, pois sua força é a emanação pura dos Orixás (ou como alguns dizem: são a vibração virginal dos Orixás). Sendo assim, eles podem incorporar nos médiuns, em seus “cavalos”, e mostram sua presença e sua força em nome de um Orixá. Porém, são frágeis (o médium pode perder sua sintonia muito facilmente) e exigem muito dos médiuns, não podendo permanecer por muito tempo em Terra. Podemos utilizar como exemplos de falangeiros"
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