Como se Transmite:
O HAV é encontrado em fezes de pessoas contaminadas com o vírus. É transmitido por contato pessoal, por consumo de alimentos e/ou água contaminada pelo HAV.
Período de Incubação/Sintomas:
15 – 50 dias. Não evolui para doença crônica.
Como Prevenir:
Lavar as mãos depois de ir ao WC; mudar fraldas; antes de cozinhar e comer. E alguns Países da África e Ásia beber água engarrafa, evitar consumo de gelo e comer alimentos embalados., Vacina é a melhor proteção (crianças a partir deos 12 meses e em pessoas em grupo de risco – áreas endêmicas do vírus e viajantes).
Como se Transmite:
O HBV encontra-se no sangue e em alguns fluidos corporais. Transmite-se através de sangue contaminado, contato sexual com pessoas contaminadas, partilha de objetos potencialmente contaminados (ex: agulhas, escovas de dentes, lâminas de barbear, material de acupuntura,tatuagens,...), transmissão materno-fetal (durante o parto).
Período de Incubação/Sintomas:
45 – 160 dias.
Evolução para a cronicidade em cerca de 10% dos casos.
Sintomas: Semelhantes a uma gripe com febre, mialgias, mau-estar geral, icterícia, vômitos, perda de apetite, urina escura, fezes claras (acólicas). Esta hepatite pode decorrer sem sintomas em cerca de 90% dos casos.
Como se Prevenir:
Vacina é a melhor proteção (incluida no Programa Nacional de Vacinação desde o ano 2000 em Portugal); bebês nascidos de mães portadoras de HBV; pessoas que desejem proteção contra o vírus.
· Evitar: comportameto de risco, múltiplos parceiros sexuais, contato com sangue contaminado, partilha de objetos que possam ter sangue, como, seringas, agulhas. Ter cuidado com colocação de piercing’s, tatuagens, tratamento de acupuntura, manicure (os materiais devem ser sempre esterilizados); escovas de dentes, lâminas de barbear, tesouras. Usar sempre presevativo. Limitar o consumo de álcool.
Como se Transmite:
O HCV encontra-se no sangue em em alguns fluidos corporais.
Transmite-se através de sangue contaminado de pessoas infectadas; partilha de objetos potencialmente contaminados (ex: agulhas, escovas de dentes, lâminas de barbear, material de acupuntura, tatuagens,...).
A trans,issão por via sexual é rara, mas pode acontecer. Existe o risco de infecção materno-fetal durante o parto (não são aconselháveis casarianas em mães infectadas).
Período de Incubação/Sintomas:
14 – 180 dias.
A infecção pelo HCV evolui para a cronicidade em 80% dos casos.
Principal causa da doença hepática grave/câncer do fígado e consequente causa da maioria dos transplantes hepáticos.
Sintomas: Letargia, mau-estar geral e intestinal, perda de apetite, dores abdominais e raramente icterícia. Na maioria dos casos esta hepatite não apresenta quaisquer sintomas.
Como Prevenir:
NÃO EXISTE VACINA CONTRA O VÍRUS DO HCV.
· Evitar: Comportamento de risco, múltiplos parceiros sexuais, contato com sangue contamindo, artilha de objetos que possam ter sangue, como; seringas e agulhas. Ter cuidado com colocação de piercing’s, tatuagens, tratamento de acupuntura, manicure (os materiais devem ser sempre esterilizados), escovas de dentes, lâminas de barbear, tesouras. Usar sempre preservativo. Limitar o consumo de álcool.
U